top of page

Afinal, o que é Terapia Ocupacional?


​Hoje, dia 13 de outubro, é comemorado o dia do Terapeuta Ocupacional e para estrear nosso Blog nada melhor do que um post sobre a Terapia Ocupacional.


Quem nunca se deparou com esta pergunta: o que é Terapia Ocupacional? O que a Terapia Ocupacional faz? E, nós, com toda paciência e muito orgulho vamos explicar para você.


Não são todos que conhecem a profissão e sua importância, mas o Terapeuta Ocupacional amplia e restaura a capacidade funcional, por meio da prevenção e/ou reabilitação de pessoas que tenham algum prejuízo na inserção e participação em seu grupo social por dificuldade temporária ou definitiva. Sendo essas pessoas portadoras de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não, de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas por meio da sistematização e utilização da atividade humana.


É uma profissão que se preocupa muito com a questão do cotidiano, o termo "ocupacional" se refere a todo fazer humano: trabalhar, estudar, brincar, cozinhar, etc. Dessa forma, utilizamos a atividade como recurso, com caracteristicas e propriedades que permitem serem exploradas, para promover a autonomia e independencia das pessoas em diferentes condições intelectuais, sociais, físicas e sensoriais.


Nós, Terapeutas Ocupacionais, podemos atuar em hospitais (enfermaria e UTI), clínicas, empresas (responsável técnico em tecnologia assistiva), centros de reabilitação, SUS, escolas e creches, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde, atendimentos domiciliares, assessorias, instituições de Ensino Superior e realizar consultorias em empresas, escolas, entidades públicas e privadas.


E quem precisa de Terapia Ocupacional?

Bebês e crianças que não brincam, que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares; Famílias que precisam de ajuda para compreender e lidar com a pessoa que apresenta alguma disfunção; Pessoas que sofreram danos no cérebro ou em outra parte do corpo que precisam aprender ou reaprender a realizar as atividades cotidianas, profissionais e acadêmicas da forma mais autônoma possível; Adultos que queiram reorganizar a sua vida a partir de um planejamento e prática de ações que promovam seu bem estar físico, psíquico e social; Idosos que necessitam de atividades para uma melhor continuidade e qualidade de vida, tanto do ponto de vista ambiental como físico e cognitivo; Grupos em riscos de exclusão social por diversos fatores: condições sócio econômicas, desestruturação do núcleo familiar, alterações psíquicas, intelectuais e/ou sensório-motoras, dependência químicas, entre outros.


Como vocês podem ver, o Terapeuta ocupacional é um profissional bastante versátil, apto a trabalhar em diversas áreas, buscando sempre por tratamentos eficazes que proporcionem uma maior (e melhor) qualidade de vida a seus pacientes.






Posts Recentes
Arquivos
Ache-nos
Nenhum tag.
bottom of page