top of page

NOSSOS DESTAQUES

 

A Clínica Stimulus trás como destaques os metódos de Integração Sensorial e Bobath. 

INTEGRAÇÃO SENSORIAL 

 

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que foi desenvolvida pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres. 

Dirigida a crianças que apresentavam distúrbio de aprendizagem e atualmente a sua utilização se ampliou também aos portadores de disfunções neurológicas.

O que é? A Integração Sensorial é uma habilidade para receber informações do corpo e do ambiente para organizar e usá-las de maneira funcional na vida diária.

A I.S. permite a sobrevivência, da sentido ao mundo e significado ás interações com o ambiente. 

O Método de Integração Sensorial atende crianças que apresentam disfunções: 

Organização de comportamentos 
Formação de conceitos 
Problemas de aprendizagem 
Aprendizagem Motora 
Pouca experiência sensorial. 

Quais os sinais de Disfunção Sensorial?
✔️Sensível a sons fortes.
✔️Evita certas texturas, roupas ou alimentos.
✔️Busca experiências sensoriais intensas: Chocar com os objetos, parecer não ser sensível a dor.
✔️Dificuldade em aprender novas atividades motoras.
✔️Dificuldade na escrita, uso de talheres, amarrar sapatos, etc.
✔️Distração ou impulsivo.

 

 



Quais os resultados esperados?
 Melhora do desempenho ocupacional
Aprendizado acadêmico
Linguagem
Atividades Diárias 
Habilidades Sociais

 

BOBATH

 

O Conceito Bobath, é um método especializado, constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Alemão Dr Karel Bobath e de sua esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa. Na atualidade o tratamento por eles desenvolvido é bem conhecido e aceito em vários países (Bobath, 1990).

 

O Conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos de 1940 pelo Dr. Karel Bobath (médico) e senhora Berta Bobath (Fisioterapeuta) que vieram para Grã-Bretanha como refugiados judeus da Alemanha na década de 1930. Juntos, eles desenvolveram o conceito Bobath para o tratamento de crianças e adultos com problemas neurológicos.

 

O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No Conceito Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, devido a uma lesão do sistema nervoso central.


O objetivo principal do tratamento é estimular e aumentar a capacidade do individuo para realizar o movimento funcional o mais próximo da normalidade possível. Os Movimentos normais não podem ser obtidos, se o individuo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada. O objetivo do tratamento é ajudar o individuo a mudar suas posturas e seus movimentos anormais para que ele seja capaz através de uma maneira confortável a se adaptar ao ambiente e desenvolver uma melhor qualidade de realizar suas atividades funcionais.

bottom of page